Reúso de água é o processo de converter águas residuais em água que pode ser reutilizada para outros propósitos. O reúso pode incluir irrigação de jardins e campos agrícolas e reenchimento de superfícies de água e água subterrânea. A água de reúso também pode ser direcionada para o preenchimento de certas necessidades em residências (por exemplo, descarga), negócios e indústrias, e pode ser até tratada para servir como água potável.
Aplicações da água de reúso:
Usos urbanos: Irrigação de parques públicos, instalações esportivas, jardins privados, acostamentos; limpeza de ruas; sistemas anti-incêndio; lavagem de veículos; descarga de privadas; ar-condicionado; controle de poeira.
Usos agrícolas: Colheitas agrícolas não processadas comercialmente; colheitas agrícolas processadas comercialmente; pasto para gado leiteiro; forragem; fibra; colheita de grãos; flores ornamentais; pomares; cultura hidropônica; aquacultura; estufas; viticultura.
Usos industriais: Processamento de água; Watercooler; torre de resfriamento de recirculação; água de lavagem; fabricação de concreto; compactação de solo; controle de poeira.
Usos recreativos: Irrigação de campos de golfe; represamentos recreativos com ou sem acesso público (pesca, barcos, banho); represamentos estéticos sem acesso público; canhão de neve.
Usos ambientais: Recarregamento de aquíferos; zona úmida; pântano; aumento de fluxo; habitat; silvicultura.
Usos potáveis: Recarregamento de aquíferos para uso de água potável; aumento da superfície de reservas de água potável; tratamento até a qualidade de água potável.